
Dia 31 de maio de 2025 realiza-se no Hotel Ílhavo Plaza, na cidade de Ílhavo, a XVIII Reunião Científica Anual da Sociedade Portuguesa de Queimaduras.
A ideia de organizar o evento fora dos grandes centros urbanos está muito relacionada com “a vontade de descentralizar as atividades da SPQ, tornando-a mais abrangente e inclusiva”, refere o presidente da Comissão Organizadora, o cirurgião plástico Luís cabral.
O responsável salienta que, desta forma, é também prestada “uma homenagem a todos os colegas, das várias especialidades Médicas e Cirúrgicas que, trabalhando em hospitais que muitas vezes não dispõem das condições necessárias para o internamento dos grandes queimados, têm uma ação fundamental e decisiva para uma adequada abordagem inicial e preparação para o seu encaminhamento para unidades especializadas”.
E acrescenta ainda que estes mesmo profissionais asseguram em simultâneo “o tratamento das queimaduras de menores dimensões, quer em termos de internamento, quer no ambulatório, que na sua reabilitação”.
Além de vários palestrantes nacionais e “oradores estrangeiros de elevada craveira científica”, o programa inclui “a apresentação de trabalhos provenientes não só das várias Unidades de Queimados nacionais, mas também de outros serviços hospitalares, estando prevista igualmente a atribuição de prémios para o melhor poster e melhor comunicação livre”.