Mensagem do Presidente

A Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, é uma associação de cirurgiões plásticos, que tem como objetivo a promoção do estudo, investigação e educação da cirurgia plástica, como especialidade médica bem individualizada e de técnicas próprias. Procura definir padrões de qualidade de acordo com as recomendações adotadas internacionalmente por outras organizações similares, com que tem relações institucionais, contribuindo assim para a melhoria da saúde em Portugal.

Foi criada em abril de 1961, tendo na sua génese a maioria dos Cirurgiões Plásticos Portugueses responsáveis pela emergência e relevância da cirurgia plástica como especialidade médica.

Na sua vertente de estudo médico realiza anualmente o congresso da SPCPRE, que conta à data com a sua 49ª edição, em colaboração com todos os serviços de Cirurgia Plástica do País. Em 2020, e em contexto de pandemia, não foi possível realizar o 50º Congresso de SPCPRE, optou-se pela realização das 1ªs Jornadas de CPRE on line. A SPCPRE organiza também cursos de pós-graduação dirigidos essencialmente a médicos de formação especifica de CPRE, e promove e patrocina cursos e conferencias de interesse de e para a Cirurgia Plástica.

Durante 2020, fomos atingidos por uma pandemia que nos obrigou a alterar modos e procedimentos, de forma a preservarmos a saúde de todos os que de nós necessitaram. A SPCPRE esteve na linha da frente na elaboração de normas de conduta, no cumprimento de todas as regras emanadas pelas estruturas de saúde nacionais e internacionais.

Na vertente da educação para a saúde, pretende dar a conhecer todos os Cirurgiões Plásticos Portugueses de forma a possibilitar uma escolha informada a todos os pacientes, tendo em conta que os cirurgiões plásticos se pautam sempre pelos padrões mais altos de formação, competência e decisão.

Para a tomada de uma decisão consciente pelo paciente, a SPCPRE, pretende elaborar “consentimentos informados” com informação exaustiva para os procedimentos mais comuns.

A divulgação da cirurgia plástica reconstrutiva e estética, hoje, tem de ser feita em todos os meios de comunicação social, incluindo redes sociais, demonstrando a mais valia da cirurgia plástica reconstrutiva e estética, ser efetuada por um cirurgião plástico.

Em suma promover, estudar e educar a Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética!
O Presidente, Álvaro Silva

SPCPRE
Scroll to Top