Obituário: Dr Brás Gomes

Carlos Alberto Moreno Brás Gomes nasceu em Luanda no dia 21 de Novembro de 1952, filho de pai goês e mãe portuguesa. Aos 5 anos veio para Lisboa, tendo completado o ensino secundário no Liceu Nacional de Gil Vicente.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, tendo concluído o curso em 1976. Cumpriu o internato policlínico nos Hospitais Civis de Lisboa.

Em 1979 foi para Fortaleza, Brasil, onde se especializou em Cirurgia Plástica, em Serviço credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Trabalhou no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Assistência Municipal de Fortaleza. Frequentou numerosos estágios e cursos de subespecialização em Paris, Lisboa, Madrid, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em 1984 obteve o Grau de Mestre em Cirurgia Plástica pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil, com tese apresentada e aprovada por júri dos Hospitais Civis de Lisboa. Foi Professor Colaborador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e, por concurso, Professor Universitário da Faculdade de Medicina da UFC, coordenador da disciplina de Cirurgia Plástica.

Foi Diretor do Serviço de Cirurgia Plástica e Diretor do Serviço de Urgência do Hospital das Clínicas da UFC. Diretor da Unidade de Queimados da Assistência Municipal – Instituto Dr. José Frota.

Regressou a Portugal em Setembro de 1989, tendo obtido o título de Especialista em Cirurgia Plástica pela Ordem dos Médicos e tornando-se membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética. Trabalhou inicialmente como coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica da CliPóvoa, até 1993.

Em 1994 ajudou a formar o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Santa Luzia em Viana do Castelo/ULSAM, onde trabalhou até Agosto de 2011, com funções equiparadas a Chefe de Serviço.

Em Setembro de 2011 foi convidado a integrar o Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Escala Braga, onde trabalhou até em Maio de 2020, assumindo ocasionalmente o cargo de Diretor de Serviço. Neste Hospital universitário, que serve as populações dos distritos de Braga e Viana do Castelo, tratou doentes de populações isoladas e com acesso limitado a cuidados de saúde.

Faleceu vítima do covid 19, no dia 18 de Janeiro de 2021 no Hospital de Viana do Castelo, poucos meses depois de se ter reformado e de ter casado com o Amor da sua vida, companheira de mais de uma década. Deixou 2 filhos, 3 netas e um grande número Amigos – colegas, colaboradores e doentes – enlutados. Será lembrado como um Homem Íntegro, Trabalhador, Amigo, Inspirador, Excepcional…que enfrentou todas as adversidades de uma vida complexa com um sorriso no rosto

Scroll to Top